Blog

A importância da Respiração

insporia

O Sensei Mikao Usui integrava exercícios respiratórios (pranayamas) à sua vivencia com o Reiki considerando-o muito importantes para a prática do Reiki.

No que se refere ao corpo, o fenômeno da respiração é um processo de troca: através da inspiração, o oxigênio contido no ar é levado aos corpúsculos vermelhos do sangue; quando expiramos, expelimos dióxido de carbono.

A respiração serve como um ótimo exemplo para a lei da polaridade. A expiração provoca a inspiração e vice-versa. É assim que um polo obriga o surgimento do outro polo oposto. Um polo compensa o outro e ambos formam a totalidade.

A respiração nos impede de nos isolar. Embora como seres humanos gostemos de nos encasular em nosso ego. A respiração nos obriga a manter o nosso vínculo com tudo a nossa volta. Convém tomarmos consciência que o inimigo respiro o mesmo ar que inspiramos e expiramos. Um animal e as plantas também. É a respiração que nos liga continuamente a tudo o que existe.

A respiração é a ponte entre o corpo e a consciência. Todas as tradições esotéricas dão grande importância a respiração. O próprio Mikao Usui praticava exercícios respiratórios (Joshin-Koyuu-Ho), mas no Reiki Ocidental esse importante tópico foi negligenciado.

O seu estado emocional afeta diretamente o seu ritmo respiratório, então; estão controlando sua respiração, também estará afetando o seu estado emocional.

Pelo que foi narrado acima, você pode estabelecer laços muito estreitos entre a respiração e o Chakra Cardíaco (respiração – ar | elemento que harmoniza o Chakra Cardíaco – ar). Então, quando estamos respirando, estamos trabalhando diretamente com o elemento que harmoniza o Chakra Cardíaco que é o Chakra responsável pelo amor incondicional e pela nossa união com todos os seres, lembrando que toda energia de cura é essencialmente uma energia de amor.

Se você quiser, enquanto inspira, pode mentalizar que está absorvendo o prana em suspensão no ar. Visualize o prana como bilhões de pontinhos de luz. Procure sentir um prazer intenso no ato de inspirar essa energia, como o que experimenta ao ingerir um saboroso alimento.

Procure, durante o tratamento de Reiki, respirar de forma mais consciente e com certeza você irá perceber todos os benefícios dessa prática.

Comentários