Segundo informações do mestre Walter Lubeck, no início da divulgação da técnica no Japão, o caminho do Reiki era um caminho para a vida toda. As pessoas não ficavam preocupadas em avançar nos níveis de Reiki e alguns alunos só chegavam até o Nível 2 após décadas de prática, e a maioria dos alunos nunca alcançava níveis mais elevados.
No Ocidente, hoje em dia, e até no Japão, o Reiki tomou uma outra direção, que reflete mais o estilo de vida acelerado da nossa sociedade. Cada nível do Reiki dura um ou dois dias, no qual é passada toda a teoria e o aluno recebe a iniciação. Na maior parte dos seminários sobra pouco tempo para a prática, que normalmente, é feita em casa, sem o apoio do mestre. Obviamente isso não é o ideal, mas é o usual e de alguma forma temos que nos adaptar a essa nova estrutura e tirar melhor proveito dela. Entretanto não podemos esquecer que crescer demanda tempo, comprometimento pessoal, vontade de aprender e humildade. Lembre-se que não existe iluminação instantânea. Por isso, não adianta fazer os níveis de Reiki um atrás do outro de forma apressada, pois cada nível lhe proporcionará experiências e situações novas que precisam ser vivenciadas com calma e consciência.
Apesar de alguns mestres pregarem a existência de um tempo padrão entre um nível e outro, eu, sinceramente, acho que cabe a cada um saber o seu tempo, e esse espaço de tempo é diferente para cada pessoa. Mas quero deixar claro que sou totalmente contra dar todas as iniciações em apenas um final de semana. Isso reduz toda a riqueza do Reiki a apenas iniciações e símbolos.
Ninguém cresce ou evolui apenas porque acumulou novos conhecimentos ou recebeu uma sintonização energética. Só quando usa esses meios para trazer amor, compreensão, harmonia e paz para sua vida, enfrentando e curando seus medos, traumas e bloqueios, pois somente por meio desse processo de compreensão e aceitação amorosa, suas fraquezas serão transformadas em forças.
O que eu quero que vocês entendam é que os níveis de Reiki não têm a ver e não refletem a maturidade e a espiritualidade do iniciado, e também não estão diretamente ligadas à capacidade de curar do reikiano, que na verdade, está intimamente ligada à capacidade que o reikiano tem de amar seus semelhantes, sem cobranças, e sem medo de amar e se sentir ridículo aos olhos dos outros. Por isso é necessário ser muito paciente e estar muito consciente do seu momento para fazer a escolha de passar para um outro nível na hora certa.
Comentários